EDITAL DE CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
CAPÍTULO I
DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 1º. A Comissão Organizadora do III
CONGRESSO DE LOGOTERAPIA APLICADA ÀO ENVELHECIMENTO faz saber que estarão
abertas, a partir do dia 01 de abril de 2016, as inscrições para
trabalhos científicos.
§ 1º. É obrigatório aos autores a leitura completa
deste regulamento e o aceite das normas antes do envio dos resumos.
§ 2º Os autores deverão enviar os resumos dos
trabalhos no formato e prazo estipulados nos Capítulos II e III.
§ 3º. O número máximo de autores, aí incluídos
autor principal, coautores e orientador, não deve ultrapassar 5 (cinco).
§ 4º Cada proponente pode inscrever até três (3) resumos como autor
principal, não havendo limite de número de trabalhos para coautorias.
§
5º Trabalhos que envolvam pesquisa com Seres Humanos poderão ser apresentados
normalmente, desde que devidamente aprovados pela Comissão Científica.
§
6º Recomenda-se a todos os Pesquisadores que projetam ou já desenvolvem estudos
com Seres Humanos, de forma direta (pessoas), ou indireta (análise de
prontuários de pacientes, coleta de materiais, dentre outros), o conhecimento
da Resolução 466, promulgada em 12 de dezembro de
2012, revogando a Resolução 196/96, anteriormente vigente - de modo que sejam atendidas todas as
orientações éticas no que concerne à proteção e respeito da liberdade do sujeito
(voluntário da pesquisa).
§
7º Nos anais do evento serão publicados somente os resumos dos trabalhos selecionados
pela Comissão Científica, sejam de revisão bibliográfica, ou de pesquisa de
campo. Os trabalhos que envolvem direta ou indiretamente, dados de Seres
Humanos, serão publicados somente se selecionados pela Comissão Científica e se
oriundos de projetos já APROVADOS por um Comitê de Ética em Pesquisa
devidamente regularizado junto à CONEP. Caso deseje conhecer a logística de
funcionamento de um Comitê de Ética em Pesquisa, - do Centro Universitário Claretiano,
parceiro do Instituto Viktor Frankl.
Art. 2º. É condição, para envio de trabalho que,
pelo menos um dos autores esteja inscrito no evento.
§ 1º - O ato de inscrição no evento implica no
pagamento.
§ 2º - Os autores deverão fazer a sua inscrição
individual (sem envio do resumo), caso queiram receber o certificado.
CAPÍTULO II
DAS INSCRIÇÕES
Art. 3º As inscrições dos trabalhos científicos
(resumos) terão início em 01 de abril de 2016, sendo o prazo final para
envio o dia 20 de agosto de 2016.
Art. 4º. Poderão submeter trabalhos: profissionais,
pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação das diversas áreas do
conhecimento, que venham a contribuir com a Logoterapia, Análise Existencial de
Viktor Frankl e com a Gerontologia.
Parágrafo único. Adolescentes, alunos da Educação
Básica, também poderão submeter trabalhos na categoria “Pôster teens”, desde que acompanhados pelo docente responsável.
Art. 5º. As submissões dos trabalhos serão feitas através
do e-mail: logoterapiaeenvelhecimento@yahoo.com.br.
§ 1º - A apresentação dos trabalhos no III
CONGRESSO DE LOGOTERAPIA APLICADA AO ENVELHECIMENTO implica na concessão do
direito de publicação nos Anais do Congresso;
Art.6º. Os autores deverão escolher uma das
seguintes Áreas Temáticas (AT) na qual associará o seu trabalho:
Área 1: Educação;
Área 2: Prevenção;
Área 3: Epidemiologia;
Área 4: Psicogerontologia;
Área 5: Nutrição;
Área 6: Atividade física;
Área 7: Assistência ao idoso;
Área 8: Cuidadores
e familiares;
Área 9: Aposentadoria;
Área 10: Luto;
Área 11: Gerontecnologia;
Área 12: Espiritualidade na velhice.
Parágrafo
único: A área temática deve constar no assunto do e-mail a ser enviado com a
submissão do resumo.
Art. 7º. Será enviada uma
confirmação de recebimento do resumo via correio eletrônico (e-mail) logoterapiaeenvelhecimento@yahoo.com.br.
Art. 8º.
Somente serão aceitas inscrições que atendam aos padrões adotados pela Comissão
Organizadora do III CONGRESSO DE LOGOTERAPIA APLICADA AO ENVELHECIMENTO (Capítulo
III).
Art. 9º.
Os resumos de todos os trabalhos serão submetidos a uma Comissão Avaliadora
(Capítulo V) que fará a análise e a verificação da adequação do trabalho à
temática do congresso.
§ 1º. Os
casos omissos serão analisados pela Comissão Avaliadora.
§ 2º. Os
resumos dos trabalhos aceitos no evento constarão em anais eletrônicos.
Art. 10º.
Os trabalhos aceitos serão divulgados até o dia 31 de agosto de 2016.
Uma carta de aceite será enviada ao e-mail do autor principal dos resumos.
§ 1º. A
organização do congresso não se responsabilizará pelo transporte, hospedagem e
outros gastos dos autores e/ou relatores dos resumos aceitos, bem como não
fornecerá material audiovisual para a apresentação dos pôsteres.
Art. 11. Com recebimento da carta
de aceite, o trabalho completo deve ser enviado até o dia 10 de setembro de
2016, através do e-mail logoterapiaeenvelhecimento@yahoo.com.br.
CAPÍTULO
III
DA
NORMATIZAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS
Art. 12.
Os trabalhos devem ser escritos em português e serão apresentados na categoria
Pôster ou Pôster Teens.
Art. 13.
Para cada trabalho inscrito, deverá ser enviado um resumo por vez.
§ 1º - O
resumo deverá ser escrito em fonte Arial, tamanho 10, espaçamento simples, sem
parágrafo respeitando-se a seguinte configuração de página: folha A4 (210 x 297
mm) com margens superior e inferior de 2,5 cm, direita e esquerda de 3 cm,
sendo que:
- Na primeira linha, deve constar o título do trabalho, em letras maiúsculas, centralizado e em negrito;
- Na segunda linha, o nome completo do(s) autor(es), sem abreviatura, com iniciais em maiúsculas (muita atenção a esses dados, pois servirão para a emissão de certificados);
- Na terceira linha, deve constar o nome da instituição a que pertence(m) o(s) autor(es), por extenso, com iniciais em maiúsculas, incluindo o nome da cidade e estado;
- A seguir, após ser pulada uma linha, deve ser digitado o texto do resumo propriamente dito;
- Ao final do texto, devem constar de 3 a 5 palavras chave que poderão ser selecionadas a partir dos descritores disponíveis e existentes no DECS/MESH.
§ 2º. O
resumo deverá obedecer, de acordo com a categoria, a seguinte estrutura:
- Introdução/fundamentos: incluir marco teórico e justificativa;
- Objetivos: enunciar de forma clara os objetivos do trabalho;
- Delineamento e métodos: indicar o tipo de estudo, se quantitativo ou qualitativo; prospectivo ou retrospectivo; etc,
- Resultados: devem possibilitar a interpretação e justificar as conclusões;
- Discussão e considerações finais (em texto corrido): apresentar com coerência aos objetivos e resultados.
§ 3º. O
resumo escrito poderá ou não estar subdividido conforme as partes citadas,
sendo cada título escrito em negrito, desde que respeitado o limite mínimo de 200
e máximo de 400 palavras, parágrafo único, espaçamento simples.
§ 4º. Referências,
gráficos e figuras não deverão constar no resumo.
Art. 14. Para os trabalhos
aceitos, caso queiram submetê-lo à publicação na Revista Eletrônica “Logos
& Existência”, o(s) autor(es) deverão enviar o trabalho completo, seguindo
as normas da Revista.
Art. 15.
As informações contidas nos trabalhos serão de inteira responsabilidade de seus
autores.
CAPÍTULO
IV
DAS
APRESENTAÇÕES
Art. 16.
Os trabalhos serão expostos e apresentados durante o evento. Os autores dos
trabalhos serão comunicados, previamente, quanto ao local e horário da
apresentação.
§ 1º. As exposições
deverão ser realizadas nas datas e horários estabelecidos, não sendo permitidas
mudanças.
§ 2º -
São de inteira responsabilidade dos autores a elaboração e a impressão dos
pôsteres, assim como a fixação e a retirada deles do local de apresentação.
Art. 17 -
O Pôster deve ser confeccionado nas seguintes dimensões: 100 cm de altura por
90 cm de largura.
§ 1º -
Recomenda-se que as ilustrações (fotos, esquemas, tabelas, gráficos e equações)
ocupem, no máximo, 40% da área total.
§ 2º - A
sequência para apresentação dos dados no Pôster é:
- Título do trabalho: em letras maiúsculas, em negrito e centralizado (sugestão: fonte 50), idêntico ao resumo submetido;
- Nome(s) do(s) autor(es): em letras minúsculas, com as iniciais em maiúsculas e centralizado (sugestão: fonte 44);
- Nome da Instituição: centralizado, em letras minúsculas, com as iniciais em maiúsculas, incluindo a logomarca;
- E-mail do(s) autor(es): em letras minúsculas e centralizado;
- Corpo do texto: sugestão fonte 24;
- Informar a instituição de fomento, se houver.
§ 3º - Os
dados apresentados no Pôster deverão obedecer à ordem observada em trabalhos
científicos:
- Introdução/justificativa/fundamentação: a importância do assunto deve ser destacada resumidamente na forma de introdução ou equivalente.
- Métodos/delineamento: dar uma ideia compacta da metodologia ou forma de abordagem da pesquisa.
- Resultados e discussão: indicar apenas os de maior destaque.
- Considerações finais ou Conclusões: indicar as principais conclusões, com base nos resultados obtidos.
- Referências: relacionar, em formato resumido, apenas as mais diretamente ligadas ao assunto. Para a elaboração das referências, pede-se que as normas da ABNT (NBR 6023) sejam seguidas.
§ 4º - Na
confecção do PÔSTER, é opcional:
- O uso de cor de fundo é uma questão estética, isto é, fica a critério do autor do trabalho. Qualquer cor é válida (desde que o conteúdo fique legível). Observação: o fundo poderá ser branco.
- A fonte e o tamanho a serem escolhidos também ficam a critério do autor do trabalho. Entretanto, certifique-se de que o conteúdo esteja visível após a impressão do pôster. Sugestão: a fonte Verdana, tamanho 26 (ou acima), é uma opção visível.
- O pôster poderá ser impresso no papel ou em plotter, conforme normas do evento.
Art. 18.
As exposições serão organizadas em Salas ou Locais Específicos nas datas já
previstas.
§ 1º. O
relator deve permanecer ao lado do seu pôster, nos horários estipulados para a
visitação.
§ 2º -
Itens relevantes a serem expostos oralmente durante a apresentação:
- Relação tema-problema: Neste item deverão ser relatados os motivos pelos quais optou pelo tema do trabalho, ou ainda, quais foram os pontos que despertaram sua curiosidade sobre o assunto.
- Quais foram os resultados alcançados: Neste item você deverá apresentar os achados de seu trabalho. Destaque os pontos principais que o levaram às suas conclusões.
- Considerações finais ou conclusão: Os resultados obtidos responderam as questões levantadas no início do estudo? Suas considerações finais sobre o tema pesquisado devem ser apresentadas de modo singular.
§ 3º -
Uma Comissão de Visita, coordenada por um docente, visitará a exposição de
pôster avaliando e emitindo sugestões.
§ 4º - A
avaliação seguirá os seguintes critérios:
- Título: adequação com o conteúdo do trabalho;
- Introdução: justifica o objetivo do trabalho;
- Material e métodos: claro e completo;
- Resultados: clareza e consistência;
- Conclusões: corretas em função dos resultados;
- Apresentação do pôster: estética e domínio do tema.
§ 5º - Os
conceitos da avaliação serão:
Regular: 2;
Bom: 3;
Muito bom: 4;
Excelente: 5.
CAPÍTULO
V
DA
COMISSÃO AVALIADORA
Art. 19.
A Comissão Avaliadora terá a prerrogativa de avaliar os trabalhos enviados, a
fim de aprová-los ou não, de acordo com seguintes critérios:
- I. Concordância com os padrões citados no Capítulo III;
- II. Consistência e rigor na abordagem teórico-metodológica e na argumentação;
- III. Conteúdo do trabalho e coerência com os eixos temáticos;
- IV. Ineditismo e originalidade;
- V. Relevância;
- VI. Organização;
- VII. Referências.
Art. 20.
A avaliação dos trabalhos será feita com base no sistema "blind
review" (correção cega), preservando-se o anonimato dos autores.
Art. 21.
A Comissão Científica se reserva o direito de sugerir que o trabalho se
enquadre em outra área temática, quer seja por limitação de espaço físico para
apresentação dos trabalhos e/ou pelo conteúdo e formato do trabalho avaliado.
Art. 22.
O resultado da avaliação dos trabalhos para o Congresso será apresentado aos
inscritos via e-mail.
CAPÍTULO
VI
DISPOSIÇÕES
FINAIS
Art. 23.
Cada trabalho inscrito receberá um único certificado, constando os dados
fornecidos quando da inscrição do trabalho (nome do autor e coautor(es), área
temática e título). Não será permitido acréscimo e/ou modificação de dados e/ou
informações do resumo.
§ 1º - Os
certificados serão digitais. Desse modo, serão encaminhados por e-mail ao
primeiro autor.
§ 2º -
Cabe ao primeiro autor enviar o arquivo aos coautores, para que todos tenham
uma cópia do certificado.
§ 3º - Para
receber o certificado é necessário que sejam cumpridas todas as etapas:
submissão (e aceitação) do resumo, apresentação do trabalho e pagamento da taxa
de inscrição.
Art. 24.
Os casos omissos deste edital serão resolvidos pela Comissão Organizadora.
Ribeirão Preto, 31 de março de 2016.