Palestrantes

ALEXANDRA GUR
Psicóloga logoterapeuta com formação em Logoterapia e Análise Existencial sob a supervisão da Dra. Elisabeth Lukas; especialista em Psicoterapia e em Psicologia Clínica pela Universität Wien, mestre em Psicologia. Docente de Psicologia, Comunicação Logoterapêutica e Gestão de Conflitos na University of Applied Sciences F.H. Campus Wien e supervisora da Donau-Universität Krems. Palestrante do Viktor Frankl Zentrum em Viena, na Johannes Kepler University Linz e na Alpen-Adria-Universität Klagenfurt, sobre temas de Logoterapia. Palestrante internacional sobre Logoterapia, incluindo o Brasil. Fala português de fácil entendimento.

ANA CELESTE PITIÁ
Psicóloga graduada pela UNIMAUÁ/Ribeirão Preto/SP e Enfermeira Psiquiátrica graduada pela UEFS/Ba. Doutorado pela EERPUSP/ Ribeirão Preto, ênfase em saúde mental e enfoque em Acompanhamento Terapêutico (AT). Analista Bioenergética certificada pelo Instituto Internacional de Análise Bioenergética com sede na Suíça. Mediadora de Conflitos qualificada pelo Instituto Conversações em Ribeirão Preto. Atualmente compõe a equipe multiprofissional de saúde mental da Associação Amigos do Autista (AMA) e é Diretora Geral do Instituto Comviver, em Ribeirão Preto/SP.



DELIANI CAETANO TROMPIERI SILVEIRA
Bacharel em Musicoterapia pela Universidade de Ribeirão Preto (2002). Licenciatura Plena em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano (2010). Especialização Lato Senso em Logoterapia Aplicada à Educação pelo Centro Universitário Caretiano (2015). Responsável pelos trabalhos com idosos no Instituto Viktor Frankl e educadora dos alunos do Ensino Fundamental II no Colégio Viktor Frankl.





PE. DENILSON GERALDO
Doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma; Graduado em Filosofia e Teologia; Professor do Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUC-SP e líder do Grupo de Pesquisa A Relação Pessoa-Família como Fundamento Construtivo da Vida Social e Religiosa; Professor das disciplinas de Direito Canônico, matrimônio e família na Graduação em Teologia; Sacerdote com atividade pastoral na Arquidiocese de São Paulo.





FRANCISCO CARLOS GOMES DOS SANTOS
Psicólogo e Psicoterapeuta, mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Logoterapia pela Sobral (Sociedade Brasileira de Logoterapia). Especialista em Magistério do Ensino Superior (PUC-SP). Sócio-fundador da Ong/Oscip – Casa do Cuidar. Sócio Fundador da ABLAE - Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial
Publicou o livro: "Magro e agora?" pela Editora Vetor.





GUILHERME FALCÃO
Formado em Psicologia e Filosofia, com Pós-graduação em Teologia e Mestrado em Tecnologia, Trabalho e Gênero. Logoterapeuta e licenciado como Professor em Logoterapia (Fundacion Argentina de Logoterapia). Possui especialização em Psicologia Clínica, Sexualidade Humana, Gerontologia. Presidente da Associação de Logoterapia e Análise Existencial (ABLAE) e do Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos (CPPC) e Diretor da Associação de Logoterapia Viktor E. Frankl (ALVEF). Membro da comissão de Psicologia Clínica do CRPPR. Membro do Conselho de Políticas Sobre Drogas de Curitiba e dos Direitos dos Idosos de Curitiba.

HELGA H. REINHOLD
Docente da UNIFEOB - São João da Boa Vista, SP,  psicóloga clínica, tradutora. Docente do IECVF, Ribeirão Preto. Especialização em Logoterapia pelo Süddeutsches Institut für Logotherapie, Fürstenfeldbruck, Alemanha, e Institute of Logotherapy, Berkeley, CA, EUA. Mestrado e Doutorado em Psicologia pela PUCCAMP - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.







PE. JOSIRLEI APARECIDO DA SILVA
Pároco na Paróquia Santa Tereza D’ Ávila Capelão. Arquidiocesano dos Hospitais, Assistente da Comissão Arquidiocesana de saúde é membro da equipe dos cuidados paliativos no Hospital das Clínicas na cidade de Ribeirão Preto.
Formação: Filosofia no Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto e Teologia no Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto.





LILIAN CLAUDIA ULIAN JUNQUEIRA
Psicóloga pela Universidade de Ribeirão Preto. Especialista em Psico-oncologia pelo IRPCC . Mestre  e Doutora pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto FFCLRP- USP. Possui experiência como docente nas áreas Psicologia Clínica e Social, Filosofia, Fenomenologia e Grupos. Atua na  Abordagem Fenomenológico-Existencial em consultório particular e em Supervisão de estágios em Psicologia Clínica, Hospitalar, Saúde Mental e Grupos.





MARIA HELENA PEREIRA FRANCO
Psicóloga, Mestre e Doutora (PUC-SP). Pós-doutorado pelo Departamento Acadêmico de Psiquiatria da UCL (University College of London) e pela London School of Hygiene and Tropical Medicine (Universidade de Londres), Professora Titular da PUC-SP, fundadora (em 1996) e coordenadora do Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto (LELu/PUC-SP), responsável por ensino, pesquisa e extensão em luto e temas correlatos. Idealizadora, cofundadora do 4 Estações Instituto de Psicologia (SP), Autora de livros, capítulos e artigos sobre luto, morte, famílias enlutadas, desastres e emergências.






MÁRIO FRANCISCO PEREIRA JURUENA
Currículo em breve.









SÔNIA NASCIMENTO
Psicóloga . Especialista em Logoterapia e Análise Existencial pela Associação de Logoterapia Viktor Emil Frankl - ALVEF. Especialização em Geriatria e Gerontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Especialização em Logoterapia Clínica credenciamento pelo Institut Viktor Frankl, de Vienna. Especialização em Gestão da Qualidade pela Universidade Candido Mendes - UCAM.






TÂNIA MARIA BORGES
Currículo em breve.














MS.FERNANDA AOKI
Mestre em Psicologia pela USP
Especialista em Funcionamento de Equipes (SBDG)
Docente da Pós Graduação em Psicanálise da Faculdade Sudoeste Paulista (FSP)
Possui trabalhos científicos com os temas morte e resiliência
Atua como psicóloga clínica e com desenvolvimento de lideranças e equipes em empresas e instituições




PROFA. IARA PEREIRA RIBEIRO
Professora de Direito Civil da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto – USP. Advogada. Doutorado, Mestrado e Graduação em Direito pela PUC/SP. Bacharel em Letras pela FFLCH/USP. Desenvolve pesquisa sobre Capacidade Civil das Pessoas Naturais e na área de Direito e Literatura.





PROF. DR. MÁRIO FRANCISCO PEREIRA JURUENA
Médico Psiquiatra, especializado em Saúde Mental pela Escola de Saúde Publica, Porto Alegre- RS. Mestrado no Depto. de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP/EPM, 2o mestrado em Affective Neuroscience, na Universiteit Maastricht- Holanda, Doutorado na Universidade de Londres, Pós-doutorado na USP e no King’s College London. Especialista em Psicoterapia Cognitiva pleo Beck Institute for Cognitive Therapy and Research, USA. Vem desenvolvendo atividades de Ensino, Formação e Capacitação de Recursos Humanos, Planejamento e Consultoria na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Mental, Psicoeducação, Psiquiatria, Psicofarmacologia e Neurociências.